ROLLER DERBY

O roller derby é um esporte de contato sobre patins. O jogo acontece em uma pista oval, onde ambos os 2 times de 5 pessoas disputam uma corrida em sentido anti horário. Dentro da pista, apenas uma das jogadoras marca ponto. Ela é a corredora, ou como chamamos, jammer. As outras 4 integrantes do time são as bloqueadoras, ou blockers, e executam ao mesmo tempo o papel de defesa e ataque, ao tentarem impedir que a corredora do time adversário marque ponto e ao mesmo tempo abrem espaço para a corredora do seu time passe em segurança.

O jogo tem muitas e muitas regras, tanto é que até nós mesmas, que estamos acostumadas com o jogo, ao assistirmos temos dificuldades de acompanhar todos os acontecimentos, esse é um motivo também para que um jogo só ocorra com a presença de 3 a 7 árbitros para acompanhar. Para facilitar, decidimos trazer para vocês conhecerem uma versão simplificada do jogo, mostrando mais a técnica do que as jogadas, até porque a olho nu, nosso jogo parece um tanto quanto bagunçado! Mas não é!

Bom, e vocês devem se perguntar: como faz para marcar ponto e, principalmente, cadê o contato e a adrenalina?! Vamos lá!!!

O jogo começa com um apito onde tanto as bloqueadas de ambos os times quanto as 2 corredoras começam a patinar. A primeira corredora que conseguir atravessar todas as jogadoras de ambos os times ainda não pontua, mas ganha um poder bastante importante no jogo: se torna lead jammer e assim pode parar a rodada quando quiser. A rodada tem duração máxima de 2 minutos ou até que a lead jammer chame o final com batidas no seu quadril. Ela pode chamar o final quando estiver cansada, quando já tiver pontuado o suficiente ou até mesmo quando perceber que a jogadora do outro time está com um melhor aproveitamento.

Bom, voltando ao jogo, independente se a corredora foi a primeira ou a segunda a passar todas as bloqueadoras (ou pack, como é chamado o grupo) ela só pontuará a partir da segunda passagem. Ou seja, após passar o grupo, a jammer deve correr toda a pista e voltar atrás do pack, aí então ela marcará um ponto para cada bloqueadora do time adversário que ela ultrapassar.

A adrenalina está que para deixar a pista livre para a sua corredora, as bloqueadoras devem “tirar” as competidoras da frente. E como? Batendo e derrubando-as! Mas como falamos antes, existem muitas regras e, por isso, não é todo tipo de empurrão que vale. As áreas legais para bater são as seguintes: da altura do meio da coxa até abaixo do pescoço frontal; laterais da altura da coxa até abaixo do pescoço de costas – as costas e os antebraços são áreas ilegais.

Existem várias técnicas de hit, mostraremos para vocês algumas delas.

A primeira é bater com o ombro lembrando de pegar impulso de baixo para cima. A segunda é bater com o quadril. Uma variação seria o carving, onde a garota além de ganhar posição, aproveita para tirar a outra da pista com um hit. Uma forma não tão agressiva seria simplesmente se aproveitar da regra das áreas legais, “sentando no colo” da oponente.

Como em um jogo as quedas são iminentes e inevitáveis, usamos toda a proteção, inclusive nos treinos: capacete, cotoveleira, munhequeira, joelheira e protetor bucal.

Além disso, treinamos as quedas como por exemplo knee slide, super man, knee slide and turn, rock star. Para não sermos arremessadas muito longe da pista e também para controlar a velocidade, treinamos algumas paradas: t stop, tomahawk, snow plow e hockey stop.

Reparem que apesar de termos freios na frente, não os usamos frequentemente para parar, o principal uso dele é para ganhar velocidade, através da corrida no freio.

Agora, falando mais sobre os patins, nossos patins são parecidos com das nossas colegas de artística, mas não são iguais: a principal diferença é a altura do cano e ausência de salto, que nos da mais agilidade com os tornozelos. As rodas também são mais largas e facilitam o equilíbrio. Para um bom jogo, além das estratégias de time, algumas habilidades de patinação são praticadas como derby stance (nossa posição com maior estabilidade), cruzada (para aumentar velocidade), whips, pulos e andar para os lados com patins.

Por último, gostaríamos de compartilhar com vocês algumas curiosidades do esporte:

O Roller Derby surgiu nos Estados Unidos, tendo suas raízes em corridas de endurance sobre patins que datam lá do início do século XX. Foi por volta dos anos 40/50 que se tornou realmente popular naquele país, mais como uma forma de entretenimento esportivo com nuances de luta livre, em que a parte teatral do evento chamava mais atenção do que o elemento esportivo em si (até as brigas e pancadas dentro da pista eram encenadas). Ligado ao início da liberação feminina, contava com a participação de mulheres que não mais desejavam o estilo de vida pacato da dona-de-casa tipicamente americana, mas sim uma oportunidade de demonstrar sua força e agilidade.

O Roller Derby moderno, que praticamos hoje, é resultado do revival do esporte, que ocorreu na virada do século, e nada tem de encenado: um conjunto de regras fixas controlam a prática do esporte, ou seja, de eventos encenados, os bouts (jogos) passaram a partidas sérias de um esporte que muito requer das atletas em termos condicionamento físico, comprometimento, força, agilidade e intenso treinamento, além de muita disciplina.

Tal ressurgimento do esporte se tornou um fenômeno mundial, e hoje já contamos com mais de 1000 ligas espalhadas pelo mundo, entre elas, 31 ligas brasileiras oficialmente listadas, que operam, bem como as ligas estrangeiras, em um modelo de “do it yourself“: quem gerencia as ligas são as próprias atletas, com muita criatividade e espírito de equipe. A partir de 2012 aconteceram campeonatos nacionais, normalmente em outubro ou novembro, e a Blue Jay Rollers esteve presente nas suas 4 edições até o momento! Também marcamos presença nos Twisted & Mixed I e II, que aconteceu em Londrina/PR em maio de 2014, organizado pelas ligas Meat Machine e Little London e em maio de 2015 em Campo Grande/MS, organizado também pela Meat Machine. O Twisted & Mixed III acontecerá em casa! Isso mesmo, as gralhas sediarão a terceira edição do evento em maio deste ano!

Estamos sempre em busca de novos adeptos ao esporte, seja para jogar ou apitar os jogos.

Se interessou? Leia nosso estatuto e entre em contato!

Anúncios