Grande Curitiba recebe evento nacional de roller derby no Corpus Christi

Praticado sobre patins “quad” (rodas paralelas), esporte consiste em impedir a ultrapassagem da atacante do time adversário

A cidade de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, recebe atletas de roller derby do Brasil inteiro, entre os dias 26 e 28 de maio. Reunidos no Bosque da Uva, as atletas irão participar de oficinas de patinação, técnica e arbitragem. O Twisted and Mixed Roller Derby Bouts é o segundo evento mais importante da modalidade, em nível nacional, e este ano chega a sua terceira edição com a parceria da Secretaria de Esporte e Lazer de Colombo. O momento mais esperado são os jogos abertos ao público, no dia 28. Para entrar, basta doar 1 kg de alimento não perecível, que será doado para uma instituição de caridade.

O evento é voltado para ligas (ou times) que estão em fase de estruturação, ou seja, que intercalam atletas iniciantes e mais experientes, e que pretendem formar times competitivos. Além das Blue Jay Rollers, liga anfitriã do evento, estão inscritas atletas de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e do Mato Grosso do Sul. Atletas do interior do estado também são esperado. As ligas que montarem times competitivos devem participar do Brasileirão de Roller Derby, que este ano será em Porto Alegre, no segundo semestre.

Esporte de contato de alta intensidade, o roller derby se consagrou como prática dominada por mulheres, contrariando estereótipos de gênero. O esporte é conhecido como espaço inclusivo, que acolhe e respeita suas praticantes. Primeira liga masculina do país, a Shark Attack, liga de Santos/SP, nasceu sobre estes preceitos. Seus atletas vão estar presentes no 3º Twisted Mixed.

O esporte

Praticado sobre patins quad (com rodas paralelas, diferente do in-line), um jogo de roller derby envolve dois times adversários, cada um com cinco jogadoras. Quatro delas são bloqueadoras (“blockers”) e uma atacante (“jammer”). Sinalizada com uma estrela em seu capacete, a atacante tenta ultrapassar o time adversário. As bloqueadoras usam o jogo de corpo para impedir a passagem da jammer adversária. Cada jogadora ultrapassada conta um ponto. O jogo é jogado em uma pista oval e é dividido em dois tempos de 30 minutos. Cada tempo, por sua vez, é subdividido em campanhas (“jams”) de até dois minutos cada uma.

 

Serviço
O que: 3º Twisted and Mixed Roller Derby Bouts
Quando: 26, 27 e 28 de maio de 2016
Onde: Bosque da Uva –

R. Mal. Floriano Peixoto, 559,

Colombo, Paraná

Contato: twistedandmixed@gmail.com

13179433_1701011630149857_6596089215085479029_n

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s