A diferença entre amigos e colegas de time

Quando pessoas ingressam em uma liga, elas vêm por várias razões. Algumas querem tentar algo novo, outras querem entrar em forma, e há ainda quem esteja procurando por uma vida social e amigos. Algumas estão procurando por uma combinação dessas coisas ou talvez por algo completamente diferente. Derby definitivamente é uma nova aventura, e para ser justa, você fará novos amigos. Infelizmente, algumas pessoas vão para o derby pensando que se tornarão amigas de todo mundo na liga.

Minha liga tem mais ou menos quarenta patinadores ativos e eu posso dizer a você que eu não sou amiga de todos lá. Eu gosto de todos? Claro, mas eu sou introvertida, então nunca tive mais do que um punhado de amigos próximos em nenhum momento da minha vida; a ideia de subitamente ter quarenta ou cinquenta amigos é um pouquinho assustadora para mim. Para outros, isso seria um sonho que se realiza.

É difícil explicar a diferença entre amigos e colegas de time, porque na maior parte do tempo, os colegas podem se tornar amigos ou algo ainda pior, amigos/rivais. Depois de sete anos no derby, eu já experimentei toda a gama de relacionamentos que as pessoas forjam dentro e fora da pista. Pessoas começam e terminam amizades em suas ligas, mas enquanto elas estiverem patinando ativamente, elas continuarão sendo colegas de time.

A boa notícia é que, você não tem que amar seus colegas de time, mas você precisa ser capaz de trabalhar com eles dentro da pista. Algumas vezes você e seus colegas de time não vão se engrenar na vida real, e está tudo bem com isso enquanto você puder colocar essas diferenças de lado nos treinos e nos jogos. A diferença entre amigos e colegas de time é sutil, mas ela está lá.

Foto por A Boy Named Tsunami.

Colegas de time devem ser entusiastas; eles devem se empolgar a respeito dos objetivos que o time está buscando. Eles devem se focar nos exercícios, na estratégia e no jogo, e instigar outros jogadores a fazer o mesmo. Amigos também podem se empolgar sobre seus objetivos, ou podem apenas torcer um pouco por eles, ou possivelmente podem ser indiferentes a eles. Amizade é algo muito mais amplo e indefinido do que a relação entre colegas de time. Esses têm objetivos específicos em comum; eles querem treinar mais pesado, ganhar jogos e se tornarem um grupo forte.

Colegas de equipe se responsabilizam mutuamente pelos objetivos do time. Alguém está faltando? Os demais vão perceber e tentar motivar aquela pessoa a trabalhar mais duro, vir aos treinos e fazer sua parte. Um amigo pode perguntar “o que você fez hoje” como uma questão aberta, enquanto um companheiro de time pode fazer a mesma pergunta, mas significando “o que você fez para ser um melhor jogador de derby”?

Amigos podem ser confiáveis, mas se você joga em um grupo, você se comprometeu com ele; ser confiável é a definição básica de ser um membro de uma equipe. Se você está em um time e não vai ao treino, o time sofre. Você não sabe qual é a estratégia, como os seus colegas jogam e o que esperar de cada um deles na pista. Pior ainda, seus treinadores não sabem como encaixar você em um pack. Não está se sentindo motivado a ir treinar? Membros de times sentem uma obrigação de estar lá, e devem mesmo sentí-la!

Algumas vezes é preciso competir contra seus colegas. Se seu time é competitivo, vagas no time titular são difíceis de conseguir, e talvez você precise lutar para ter seu lugar ao sol. É muito difícil competir contra amigos, mas se ver as pessoas como seus companheiros de time, você pode deixar os sentimentos pessoais fora da competição. Você e eles querem a melhor equipe, então competir uns contra os outros não deveria ser um conceito absurdo.

Você tomou uma vaga no time de uma pessoa que é sua amiga? Bem, esse é um sentimento completamente diferente. É bom saber separar esse sentimento de amizade quando for preciso competir contra os seus companheiros. Se tomou a vaga titular de alguém, seja respeitoso. Se alguém tomou a sua, seja solidário. É difícil, mas se puder deixar suas emoções de lado nessas horas, você será mais feliz dentro do time.

Foto por A Boy Named Tsunami.

Às vezes, você não suporta seus companheiros; ei, o derby atrai um monte de tipos de pessoas diferentes. Apenas porque vocês todos amam patinar, isso não significa que cada um vai adorar cada traço de personalidade do outro. Pode ser que não haja mais nada em comum entre vocês além do derby, e isso é perfeitamente normal. Uma vez que o apito sopra, é preciso esquecer os problemas de personalidade e cobrir as costas dos seus colegas.

Algumas das melhores companheiras de time que eu já tive não eram minhas amigas fora da pista, mas eu sabia que quando vestíamos o mesmo uniforme, elas estavam do meu lado, e juntas podíamos realizar qualquer coisa.

Fonte: Derby Central/Elektra Q Tion, disponível em http://www.derbycentral.net/2015/04/qs-tips-the-difference-between-being-a-friend-and-a-teammate/ .

Tradução: Blue Jay Rollers

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s